A pandemia chacoalhou os
planejamentos de comunicação e marketing da maioria das empresas ao redor do
mundo. Ainda não entendemos plenamente suas implicações em longo prazo, mas o
que está claro é que os planos já se transformaram de acordo com a maneira como
os consumidores pensam e agem. Algumas tendências são previstas após algumas
pesquisas e análises globais, mas
apesar de tudo ainda ser muito incerto, precisamos
estar antenados. Confira o que vem por aí:
Pesquisas por voz e assistentes virtuais: Ser o primeiro nas páginas de resultados já não é mais o ápice do Search Engine Optimization (SEO), o foco, agora, é a tal “posição 0”, ou seja, um trecho em destaque localizado acima dos resultados da pesquisa. E quando essa pesquisa começar com um “Ok, Google”, “Siri!” ou “Alexa!” mais vai nos remeter a essas novas tendências. A pesquisa por voz está em plena ascensão, e logo mais pessoas vão adotar essa facilidade no seu dia a dia. Com a pandemia, o uso de assistentes virtuais cresceu 47% segundo pesquisa da consultoria Ilumeo.
Vídeos curtos: Outro recurso que tende a crescer para otimizar o tempo. Os consumidores anseiam por informações, mas elas precisam ser rápidas, envolventes e de um jeito simples de consumir. Além do já famoso TikTok, o Instagram também investiu em vídeos curtos com o Reels, e o YouTube com o Shorts. Ou seja, uma funcionalidade para vídeos de até 15 segundos que são produzidos e consumidos rapidamente.
Podcasts: Assim como os vídeos curtos, os podcasts também se tornaram muito convenientes para os consumidores, pois durante seu deslocamento diário, enquanto treinam, cozinham ou em outros momentos em que a leitura poderia ser difícil, eles podem ser reproduzidos com tranquilidade e facilidade.
Experiência do cliente: Uma outra tendência é a jornada de compra com foco na experiência do cliente, que ainda pode ser muito explorada, principalmente quando permite itens personalizados, mas com a essência da empresa. E como conseguir atender o cliente de maneira rápida, inteligente e personalizada? O monitoramento integrado de mídias já é um recurso utilizado há algum tempo, mas ainda precisa ser aprimorado. Analisar o público e entender como e por que as pessoas se conectam com as marcas são grandes vantagens competitivas, ainda mais na era da instantaneidade digital.
Por isso, é importante incluir todas as mídias, incluindo notícias e redes sociais. Sabemos que ainda é necessário humanizar a máquina porque as pessoas valorizam muito o sentimento de acolhimento e identificação das empresas que consomem conteúdo, produtos ou serviços. Logo, um bom posicionamento em diversos canais de comunicação, e de forma integrada, deve ser a grande sacada de 2021.
Conclusões
Não será uma tarefa simples ser assertivo em tantos aspectos, mas se isso acontecer, o engajamento do público será imediato, o que pode trazer grandes resultados para uma marca. Portanto, instigue sua audiência, mantenha uma interação diária, envolva seus seguidores, os chamem para falar da experiência que tiveram com a marca, inclua a sua equipe nas ações, isso ajuda na sua reputação e fará com seus colaboradores se sintam valorizados e ouvidos. Assim, você tende a criar laços entre consumidores e empresa e colaboradores e empresa.